Ensino Fundamental – Anos Finais

Ensino Fundamental II

O processo de ensino-aprendizagem é o instrumento mais importante no preparo do ser humano para o futuro. O Colégio Santa Catarina, considerando fundamental a formação pessoal e acadêmica do indivíduo, mantém propostas que desenvolvem a capacidade de reflexão e ação, através do respeito e da ética, fundamentais na formação de pessoas conscientes e de atuação social responsável.

Nos anos finais do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano), temos professores pluridocentes que realizam o ensino de matérias específicas de cada área de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem é o instrumento mais importante no preparo do ser humano para o futuro. O Colégio Santa Catarina, considerando fundamental a formação pessoal e acadêmica do indivíduo, mantém propostas que desenvolvem a capacidade de reflexão e ação, através do respeito e da ética, fundamentais na formação de pessoas conscientes e de atuação social responsável. 

Horários

Anos Finais: Manhã – 7h20min às 11h50min / Tarde – 13h15min às 17h40min

Saídas de Estudo

Proporcionamos aos alunos momentos diversos de interação com a cultura, locais históricos e com o meio ambiente. É vivenciando que a aprendizagem acontece.

Orientação Vocacional e Profissional

Para as turmas de nonos anos serão oportunizados encontros de formação que promoverão a orientação sobre o mercado de trabalho e cursos técnicos, possibilitando ao aluno autonomia para planejar uma possível carreira.

Simulados

Ocorrem semestralmente a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

Projeto de Auxílio à Aprendizagem (PAA)

Atendimentos em turno contrário, em horários especiais com professores especializados em Língua Portuguesa e Matemática, a partir do 5º ano.

Mostra Multidisciplinar

Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica que ocorre anualmente, dentro do ambiente escolar, favorecendo a pesquisa, o senso crítico, trabalho em equipe e a análise do papel do indivíduo na sociedade, através de processos de intervenção positiva.

Monitoria

Atividade exercida por alunos destinada a alunos das turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio que encontram alguma dificuldade de aprendizagem. Para ser um monitor, o aluno precisa demonstrar domínio de conteúdo, apresentar boa conduta escolar e participar de um processo seletivo que poderá ocorrer durante o ano letivo.