A APAMA é uma Associação de Pais, Mestres e Amigos do Colégio Santa Catarina, eleita pelos associados, constituída juridicamente de direito privado e regida por um estatuto próprio.

A APAMA tem por finalidades:

a) Proporcionar a participação da família no Colégio e do Colégio na comunidade, integrando-os segundo valores e filosofia cristã;

b)  Estabelecer interação entre Pais e/ou Responsáveis e Professores, para melhor conhecimento e compreensão do ambiente escolar e familiar e suas respectivas implicações;

c)  Oportunizar o enriquecimento cultural e social dos Pais e/ou Responsáveis e Professores;

d)  Incentivar o progresso do estabelecimento de ensino e auxiliar a Direção do Colégio na obtenção dos seus objetivos e metas;

e)  Promover atividades culturais, sociais, cívicas, religiosas, esportivas, assistenciais e recreativas;

f)   Realizar atividades promocionais, a fim de angariar fundos para prover os recursos necessários à complementação da manutenção e funcionamento do Colégio, visando sempre beneficiar o processo educacional e o bem-estar dos educandos;

g)  Prover, se necessário, mediante contribuições fixadas pela diretoria, em consonância com a Direção, os recursos necessários à complementação do funcionamento do Colégio, como materiais didáticos de uso comum dos alunos;

h) Cobrar ou isentar de contribuições os seus associados;

i)  Oportunizar o Colégio a atuar como centro de integração e desenvolvimento comunitário. 

A APAMA atua sempre em consonância com a direção do Colégio e realiza reuniões mensais. A diretoria da APAMA é eleita para mandato de dois anos, sempre no mês de novembro do último ano de mandato, mediante chapas registradas com dez dias de antecedência, podendo a mesma ser reeleita uma vez no período.