Métodos Avaliativos

A avaliação tem uma função permanente de diagnóstico e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. Portanto, avaliar significa redesenhar de forma investigativa e significativa o estado entre desconhecimento e conhecimento. Em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem, como referência, o conjunto de conhecimentos, habilidades e competências, atitudes, valores e emoções que os sujeitos do processo educativo projetam para si, de modo integrado e articulado, com os princípios definidos pela

Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas.

As Instituições Escolares da ACSC expressam os resultados da avaliação, trimestralmente, na Educação Básica.

Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1º ao 4º ano
A avaliação é expressa por parecer descritivo na Educação Infantil e nas turmas de 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.

Ensino Fundamental – 5º ao 9º ano e Ensino Médio
A avaliação é trimestral, sendo que a média é 7,0. Durante o ano letivo, concomitante ao processo de ensino e aprendizagem, ocorre a recuperação paralela dos conteúdos.

A avaliação é composta por três Ps, sendo eles P1, P2 e P3, que podem ser constituídos por trabalhos e provas individuais, duplas ou grupos. Além do simulado que ocorre a partir do 6º ano, no 2º e 3º trimestres, da nota da Mostra Multidisciplinar, que é desmembrada ao longo dos três trimestres e nota atitudinal.