Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, atende crianças dos 4 meses aos 5 anos e meses de idade e tem por objetivos:

  • Desenvolver uma proposta de cuidado pedagógico-educativo, na primeira infância, visando o crescimento da criança nos seus aspectos físico, psíquico, afetivo, espiritual, cognitivo e social, complementando a ação da família, promovendo o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos  biopsicossocial  e espiritual, incentivando os valores cristãos, a criatividade, a autonomia, as relações de respeito e solidariedade.

Fazer uso das teorias do desenvolvimento é o que a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza, trazendo para dentro do espaço da sala de aula de cada turma da Educação infantil, através de ações, materiais e interações, para contemplar o educando enquanto sujeito ativo na aquisição  do seu conhecimento, segue abaixo o desenvolvimento realizado por nossos educandos em cada nível:

 

Creche II:

 DESENVOLVIMENTO FÍSICO:

  • Equilíbrio e coordenação motora aumentam; é capaz de saltar quando está correndo ou andando. 
  • Manipula mais facilmente objetos com as mãos, como um lápis de cor ou uma colher; 
  • Nessa fase a criança está entrando na fase “anal”, e começa, gradualmente, a controlar os esfíncteres (primeiro os intestinos e depois a bexiga). 

 

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: 

  • Apresenta grande curiosidade, sendo muito frequente a pergunta “por quê?”; 
  • Começa a exprimir-se de outras formas, juntando as competências físicas com as de linguagem (quando faço isto, acontece aquilo);
  • Desenvolve a consciência de si: refere-se a si própria como “eu”;
  • Aumentam a memória e a capacidade de concentração; 

 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL: 

  • A mãe ainda é uma figura muito importante para a segurança da criança, não gostando de estranhos. 
  • Imita e tenta participar dos comportamentos dos adultos; 
  • É capaz de participar em atividades com outras crianças. 

 

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL: 

  • As emoções vão desde o puro prazer até a raiva frustrada, necessitando aprender a lidar com suas emoções e a adequar seus sentimentos com a ajuda dos adultos; 
  • As birras são muito comuns para chamar a atenção, geralmente acontecem devido a mudanças ou acontecimentos;
  • O prazer e a gratificação se constituem através da atenção e dos elogios. 

 

Creche III:

DESENVOLVIMENTO FÍSICO:

  • Grande atividade motora: corre, salta, começa a subir escadas, deseja experimentar tudo.
  • Veste-se sozinha, razoavelmente bem, ainda não é capaz de amarrar os sapatos.
  • É capaz de comer sozinha com uma colher ou um garfo.
  • Copia figuras geométricas simples.
  • Está cada vez mais independente quanto à sua higiene.
  • Já é capaz de controlar os esfíncteres (principalmente durante o dia).
  • É capaz de manusear uma tesoura.

 

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL:

  • Compreende a maior parte do que ouve, e seu discurso é compreensível para os adultos.
  • Utiliza bastante a imaginação, jogos de faz de conta e jogos de papéis.
  • Compreende o conceito de “dois”.
  • Sabe o nome, o sexo e a idade.
  • Repete sequências de três algarismos.
  • Começa a ter noção das relações de causa e efeito.
  • É bastante curiosa e investigadora.
  • Começa a ter noção de partilha.
  • A linguagem começa a ficar mais elaborada, utilizando o plural e os verbos no passado.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

  • Bastante sensível aos sentimentos dos outros e de si próprio.
  • Ainda apresenta dificuldade em cooperar e partilhar.
  • Preocupa-se em agradar os adultos que lhe são significativos, dependendo da sua aprovação e afeto.
  • Começa a perceber diferenças no comportamento dos homens e das mulheres.
  • Começa a interessar-se mais pelos outros e a integrar-se em atividades de grupo.

 

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL: 

  • Começa a desenvolver alguma independência e autoconfiança.
  • Pode manifestar medo de estranhos, de animais ou do escuro.
  • Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda.
  • Imita os adultos.

 

DESENVOLVIMENTO MORAL:

  • Começa a distinguir o certo do errado.
  • As opiniões dos outros em relação a si próprio assumem grande importância para a criança.
  • Consegue controlar-se de forma mais eficaz e é menos agressiva.
  • Utiliza ameaças verbais extremas como, por exemplo, “eu te mato”, sem ter noção das suas implicações.

 

Pré Nível I:

Aprender a aprender e conhecer 

DESENVOLVIMENTO FÍSICO: 

  • Rápido desenvolvimento muscular. 
  • Grande atividade motora. 
  • Maior controle dos movimentos. 
  • Consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda. 

 

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL:

  • Maior vocabulário (1500 a 2000 palavras), grande interesse pela linguagem, falando incessantemente. 
  • Compreende ordens com frases na forma negativa. 
  • Articula bem consoantes e vogais e constrói frases bem estruturadas. 
  • Tem curiosidade, fazendo inúmeras perguntas. 
  • Compreende as diferenças entre fantasia e a realidade. 
  • Compreende conceitos de número e de espaço (mais, menos, maior, dentro, debaixo, atrás…). 
  • Começa a compreender que os desenhos e símbolos podem representar objetos reais. 
  • Começa a reconhecer padrões entre os objetos. 
  • Consegue elaborar desenhos figurativos e representa, nos pequenos detalhes, características humanas. 

 

 DESENVOLVIMENTO SOCIAL: 

  • Gosta de brincar com outras crianças. 
  • Quando em grupo, pode ser seletiva. 
  • Gosta de imitar as atividades dos adultos. 
  • Está aprendendo a partilhar, a aceitar as regras e aceitar a vez do outro. 
  • Começa a se interessar por jogos competitivos, com regras bem definidas. 

 

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL:  

  • Os pesadelos são comuns nesta fase. 
  • Tem grande capacidade de fantasiar e amigos imaginários. 
  • Testa frequentemente o poder e os limites dos outros. 
  • Apresenta muitos comportamentos desafiantes e opositores. 
  • Seus estados emocionais alcançam extremos. 
  • Tem uma confiança crescente em si própria e no mundo. 

 

DESENVOLVIMENTO MORAL: 

  • Tem maior consciência do certo e do errado. 
  • Preocupa-se, geralmente, em fazer o que está certo. 
  • Pode culpar os outros pelos seus erros (dificuldade em assumir a culpa). 

 

Pré Nível II:

DESENVOLVIMENTO FÍSICO: 

  • A preferência manual está estabelecida. 
  • É capaz de se vestir e despir-se sozinha. 
  • Realiza sua higiene com autonomia. 
  • Tem preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma maior variedade de alimentos. 

 

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: 

  • Fala fluentemente, utilizando corretamente o plural, os pronomes e os tempos verbais.  
  • Grande interesse pelas palavras e pela linguagem.  
  • Segue instruções e aceita supervisão.  
  • Conhece as cores, os números, etc. 
  • Tem capacidade para memorizar histórias e repeti-las. 
  • É capaz de agrupar e ordenar objetos de acordo com o tamanho.  
  • Começa a entender os conceitos de antes e depois, em cima e embaixo, bem como conceitos de tempo: ontem, hoje e amanhã.  

 

DESENVOLVIMENTO SOCIAL: 

  • A mãe ainda é o centro do mundo da criança.     
  • Copia os adultos.  
  • Brinca com meninos e meninas. 
  • Não é mais tão exigente nas suas relações com os outros.  
  • Brinca de forma independente. 
  • Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e partilhar.  
  • Conhece as diferenças de sexo. 
  • Está mais crítica quanto ao comportamento dos outros. 

 

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL:  

  • Pode apresentar alguns medos, como do escuro e de cair, embora esta não seja uma fase de grandes medos.  
  • Se estiver cansada, nervosa ou chateada, poderá apresentar alguns comportamentos como: roer as unhas, fungar, piscar os olhos, etc. 
  • Preocupa-se em agradar aos adultos.  
  • Maior sensibilidade às necessidades e sentimentos dos outros.  
  • Envergonha-se facilmente.  
  • Acontece a transição da fase “anal” para a “fálica”. 

 

 DESENVOLVIMENTO MORAL: Devido à sua grande preocupação em fazer as coisas bem e em agradar, poderá, por vezes, mentir ou culpar os outros por comportamentos reprováveis. 

 

Creche– para crianças de 2 (dois) anos  a 3 (três) anos de idade.

Creche  II – 2 anos  a  2 anos e 11 meses. 

Creche III – 3 anos a 3 anos e 11 meses.

Pré-Escola – para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.

Nível I – 4 anos a 4 anos e 11 meses. 

Nível II – 5 anos a 5 anos e 11 meses.

 

Orientações necessárias para o bom andamento do ano letivo

Ser pontual com os horários de entrada e saída, pois a criança que chega atrasada perde a primeira atividade da aula, e a criança que fica por último,na saída, sente-se sozinha.

Evitar saídas antecipadas diariamente. Quando necessária a saída antecipada do aluno(a) avisar a professora no horário da entrada, e se possível registrar na agenda. Evitar telefonemas. 

No 5º período, a partir das 16h 50min, os alunos só poderão sair do colégio em casos de extrema urgência, autorizados pela Disciplinadora.

Segurança: No horário da saída, o aluno será entregue somente para as pessoas autorizadas pelos responsáveis durante a entrevista com a professora.

Agenda: A agenda é um importante instrumento de comunicação entre o Colégio e a Família e vice-versa. Preencher e manter os dados pessoais do aluno atualizados, principalmente números de telefone. A agenda deverá estar presente diariamente na mochila. Os bilhetes enviados pela agenda deverão retornar assinados pelos responsáveis. 

Uniforme: Uso obrigatório, diariamente, a partir do dia 26 de fevereiro de 2024.   Camisetas, calças, casacos, jaquetas, devem estar identificados com o nome da criança.

Lanche/Merenda: Deve sempre vir identificado. Lanche saudável, quarta-feira é dia da fruta. Sugestão de cardápio será enviada posteriormente.

Identificação: É extremamente importante que todos os materiais, brinquedos e objetos de cada criança sejam identificados. O colégio não se responsabiliza pela perda ou troca de uniformes, livros etc. 

Livros didáticos:  Uso obrigatório a partir de 04 de março de 2024. os livros irão para casa, corrigidos, uma vez por mês.

Dia do Brinquedo: Sugere-se que cada criança traga um brinquedo para

brincar e partilhar com os colegas. Evitar brinquedos valiosos, de coleção…

Febre/Medicamentos:  

  1. O colégio não fornece remédios para febre.
  2. O aluno que estiver com febre não deverá vir para a aula. 
  3. Caso ocorra febre durante a aula, os pais serão avisados imediatamente.
  4. Organize os horários de medicamentos do seu filho para que não haja necessidade de serem ingeridos durante o período de aula. Se, eventualmente, for necessário o uso de remédios no período da aula, o mesmo deverá ser entregue para a professora, com registro de horário e dosagem, por escrito.  

Atestados Médicos: todo aluno que necessitar faltar a aula:

  1. Por motivo de saúde, deverá trazer atestado médico e entregar na secretaria do colégio.
  2. Os Atestados Médicos deverão ser entregues exclusivamente na secretaria  do colégio, não serão aceitos atestados entregues para professores, na  recepção ou outro setor. Esta regra é válida para alunos da Educação Infantil ao 9º ano.
  3. As saídas antecipadas, entradas atrasadas e faltas devem ser evitadas. 

 

Aniversários:

A família do aniversariante poderá:

  1. Trazer o convite do aniversário, um dia antes e entregar para a professora, que colocará na agenda dos alunos.
  2. Trazer marmitas, embaladas individualmente para cada criança, e entregar na entrada para a professora.
  3. Trazer um bolo fake para que na hora do lanche, a professora tire foto do aniversariante com a turma. As fotos serão enviadas para a família, por e-mail ou pelo WhatsApp da escola.
  4. Trazer alguma lembrancinha e entregar para a professora para que distribua aos colegas na saída. 
  • Não é permitido decoração.
  • O lanche acontecerá na sala de aula ou refeitório, conforme a turma.
  • Não é permitido convidar colegas/irmãos de outras turmas.
  • Os convites devem vir preenchidos de casa, a professora apenas distribui os mesmos.
  • Fotos somente na sala de aula, durante o lanche.
  • A comemoração dura o tempo suficiente para a realização do lanche.

Semana de Adaptação: Nesta semana os alunos poderão trazer brinquedos

de casa, conforme orientações da professora.

E-mail do Responsável: Estar atento diariamente ao e-mail para recados, bilhetes,

fotos…

Após os alunos receberem o acesso ao email institucional, este deve se tornar exclusivo para os mesmos fins citados acima.

Horário com Atividades Semanais: Será enviado posteriormente. (Mais ou menos 15 dias a partir do início das aulas).

Planejamento Semanal: Será enviado na segunda-feira, pela agenda da criança.

Reuniões Individuais: Agendar horário com a professora.

Escovação: A partir do Pré Nível II. 

Contato Supervisora da Educação Infantil: glauce.giorgis@colegioperpetuo.com.br