Educação Infantil
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, atende crianças dos 02 anos aos 5 anos de idade e tem por objetivos:
- Desenvolver uma proposta de cuidado pedagógico-educativo, na primeira infância, visando o crescimento da criança nos seus aspectos físico, psíquico, afetivo, espiritual, cognitivo e social, complementando a ação da família, promovendo o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos biopsicossocial e espiritual, incentivando os valores cristãos, a criatividade, a autonomia, as relações de respeito e solidariedade.
Fazer uso das teorias do desenvolvimento é o que a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza, trazendo para dentro do espaço da sala de aula de cada turma da Educação infantil, através de ações, materiais e interações, para contemplar o educando enquanto sujeito ativo na aquisição do seu conhecimento, segue abaixo o desenvolvimento realizado por nossos educandos em cada nível:
Creche II:
DESENVOLVIMENTO FÍSICO:
- Equilíbrio e coordenação motora aumentam; é capaz de saltar quando está correndo ou andando.
- Manipula mais facilmente objetos com as mãos, como um lápis de cor ou uma colher;
- Nessa fase a criança está entrando na fase “anal”, e começa, gradualmente, a controlar os esfíncteres (primeiro os intestinos e depois a bexiga).
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL:
- Apresenta grande curiosidade, sendo muito frequente a pergunta “por quê?”;
- Começa a exprimir-se de outras formas, juntando as competências físicas com as de linguagem (quando faço isto, acontece aquilo);
- Desenvolve a consciência de si: refere-se a si própria como “eu”;
- Aumentam a memória e a capacidade de concentração;
DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
- A mãe ainda é uma figura muito importante para a segurança da criança, não gostando de estranhos.
- Imita e tenta participar dos comportamentos dos adultos;
- É capaz de participar em atividades com outras crianças.
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL:
- As emoções vão desde o puro prazer até a raiva frustrada, necessitando aprender a lidar com suas emoções e a adequar seus sentimentos com a ajuda dos adultos;
- As birras são muito comuns para chamar a atenção, geralmente acontecem devido a mudanças ou acontecimentos;
- O prazer e a gratificação se constituem através da atenção e dos elogios.
Creche III:
DESENVOLVIMENTO FÍSICO:
- Grande atividade motora: corre, salta, começa a subir escadas, deseja experimentar tudo.
- Veste-se sozinha, razoavelmente bem, ainda não é capaz de amarrar os sapatos.
- É capaz de comer sozinha com uma colher ou um garfo.
- Copia figuras geométricas simples.
- Está cada vez mais independente quanto à sua higiene.
- Já é capaz de controlar os esfíncteres (principalmente durante o dia).
- É capaz de manusear uma tesoura.
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL:
- Compreende a maior parte do que ouve, e seu discurso é compreensível para os adultos.
- Utiliza bastante a imaginação, jogos de faz de conta e jogos de papéis.
- Compreende o conceito de “dois”.
- Sabe o nome, o sexo e a idade.
- Repete sequências de três algarismos.
- Começa a ter noção das relações de causa e efeito.
- É bastante curiosa e investigadora.
- Começa a ter noção de partilha.
- A linguagem começa a ficar mais elaborada, utilizando o plural e os verbos no passado.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
- Bastante sensível aos sentimentos dos outros e de si próprio.
- Ainda apresenta dificuldade em cooperar e partilhar.
- Preocupa-se em agradar os adultos que lhe são significativos, dependendo da sua aprovação e afeto.
- Começa a perceber diferenças no comportamento dos homens e das mulheres.
- Começa a interessar-se mais pelos outros e a integrar-se em atividades de grupo.
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL:
- Começa a desenvolver alguma independência e autoconfiança.
- Pode manifestar medo de estranhos, de animais ou do escuro.
- Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda.
- Imita os adultos.
DESENVOLVIMENTO MORAL:
- Começa a distinguir o certo do errado.
- As opiniões dos outros em relação a si próprio assumem grande importância para a criança.
- Consegue controlar-se de forma mais eficaz e é menos agressiva.
- Utiliza ameaças verbais extremas como, por exemplo, “eu te mato”, sem ter noção das suas implicações.
Pré Nível I:
Aprender a aprender e conhecer
DESENVOLVIMENTO FÍSICO:
- Rápido desenvolvimento muscular.
- Grande atividade motora.
- Maior controle dos movimentos.
- Consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda.
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL:
- Maior vocabulário (1500 a 2000 palavras), grande interesse pela linguagem, falando incessantemente.
- Compreende ordens com frases na forma negativa.
- Articula bem consoantes e vogais e constrói frases bem estruturadas.
- Tem curiosidade, fazendo inúmeras perguntas.
- Compreende as diferenças entre fantasia e a realidade.
- Compreende conceitos de número e de espaço (mais, menos, maior, dentro, debaixo, atrás…).
- Começa a compreender que os desenhos e símbolos podem representar objetos reais.
- Começa a reconhecer padrões entre os objetos.
- Consegue elaborar desenhos figurativos e representa, nos pequenos detalhes, características humanas.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
- Gosta de brincar com outras crianças.
- Quando em grupo, pode ser seletiva.
- Gosta de imitar as atividades dos adultos.
- Está aprendendo a partilhar, a aceitar as regras e aceitar a vez do outro.
- Começa a se interessar por jogos competitivos, com regras bem definidas.
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL:
- Os pesadelos são comuns nesta fase.
- Tem grande capacidade de fantasiar e amigos imaginários.
- Testa frequentemente o poder e os limites dos outros.
- Apresenta muitos comportamentos desafiantes e opositores.
- Seus estados emocionais alcançam extremos.
- Tem uma confiança crescente em si própria e no mundo.
DESENVOLVIMENTO MORAL:
- Tem maior consciência do certo e do errado.
- Preocupa-se, geralmente, em fazer o que está certo.
- Pode culpar os outros pelos seus erros (dificuldade em assumir a culpa).
Pré Nível II:
DESENVOLVIMENTO FÍSICO:
- A preferência manual está estabelecida.
- É capaz de se vestir e despir-se sozinha.
- Realiza sua higiene com autonomia.
- Tem preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma maior variedade de alimentos.
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL:
- Fala fluentemente, utilizando corretamente o plural, os pronomes e os tempos verbais.
- Grande interesse pelas palavras e pela linguagem.
- Segue instruções e aceita supervisão.
- Conhece as cores, os números, etc.
- Tem capacidade para memorizar histórias e repeti-las.
- É capaz de agrupar e ordenar objetos de acordo com o tamanho.
- Começa a entender os conceitos de antes e depois, em cima e embaixo, bem como conceitos de tempo: ontem, hoje e amanhã.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
- A mãe ainda é o centro do mundo da criança.
- Copia os adultos.
- Brinca com meninos e meninas.
- Não é mais tão exigente nas suas relações com os outros.
- Brinca de forma independente.
- Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e partilhar.
- Conhece as diferenças de sexo.
- Está mais crítica quanto ao comportamento dos outros.
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL:
- Pode apresentar alguns medos, como do escuro e de cair, embora esta não seja uma fase de grandes medos.
- Se estiver cansada, nervosa ou chateada, poderá apresentar alguns comportamentos como: roer as unhas, fungar, piscar os olhos, etc.
- Preocupa-se em agradar aos adultos.
- Maior sensibilidade às necessidades e sentimentos dos outros.
- Envergonha-se facilmente.
- Acontece a transição da fase “anal” para a “fálica”.
DESENVOLVIMENTO MORAL: Devido à sua grande preocupação em fazer as coisas bem e em agradar, poderá, por vezes, mentir ou culpar os outros por comportamentos reprováveis.
Creche– para crianças de 2 (dois) anos a 3 (três) anos de idade.
Creche II – 2 anos a 2 anos e 11 meses.
Creche III – 3 anos a 3 anos e 11 meses.
Pré-Escola – para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
Nível I – 4 anos a 4 anos e 11 meses.
Nível II – 5 anos a 5 anos e 11 meses.
Orientações necessárias para o bom andamento do ano letivo
Ser pontual com os horários de entrada e saída, pois a criança que chega atrasada perde a primeira atividade da aula, e a criança que fica por último,na saída, sente-se sozinha.
Evitar saídas antecipadas diariamente. Quando necessária a saída antecipada do aluno(a) avisar a professora no horário da entrada, e se possível registrar na agenda. Evitar telefonemas.
No 5º período, a partir das 16h 50min, os alunos só poderão sair do colégio em casos de extrema urgência, autorizados pela Disciplinadora.
Segurança: No horário da saída, o aluno será entregue somente para as pessoas autorizadas pelos responsáveis durante a entrevista com a professora.
Agenda: A agenda é um importante instrumento de comunicação entre o Colégio e a Família e vice-versa. Preencher e manter os dados pessoais do aluno atualizados, principalmente números de telefone. A agenda deverá estar presente diariamente na mochila. Os bilhetes enviados pela agenda deverão retornar assinados pelos responsáveis.
Uniforme: Uso obrigatório, diariamente, a partir do dia 24 de fevereiro de 2025. Camisetas, calças, casacos, jaquetas, devem estar identificados com o nome da criança.
Lanche/Merenda: Deve sempre vir identificado. Lanche saudável, quarta-feira é dia da fruta. Sugestão de cardápio será enviada posteriormente.
Identificação: É extremamente importante que todos os materiais, brinquedos e objetos de cada criança sejam identificados. O colégio não se responsabiliza pela perda ou troca de uniformes, livros etc.
Livros didáticos: Uso obrigatório a partir de 10 de março de 2025. os livros irão para casa, corrigidos, uma vez por mês.
Dia do Brinquedo: Sugere-se que cada criança traga um brinquedo para
brincar e partilhar com os colegas. Evitar brinquedos valiosos, de coleção…
Febre/Medicamentos:
- O colégio não fornece remédios para febre.
- O aluno que estiver com febre não deverá vir para a aula.
- Caso ocorra febre durante a aula, os pais serão avisados imediatamente.
- Organize os horários de medicamentos do seu filho para que não haja necessidade de serem ingeridos durante o período de aula. Se, eventualmente, for necessário o uso de remédios no período da aula, o mesmo deverá ser entregue para a professora, com registro de horário e dosagem, por escrito.
Atestados Médicos: todo aluno que necessitar faltar a aula:
- Por motivo de saúde, deverá trazer atestado médico e entregar na secretaria do colégio.
- Os Atestados Médicos deverão ser entregues exclusivamente na secretaria do colégio, não serão aceitos atestados entregues para professores, na recepção ou outro setor. Esta regra é válida para alunos da Educação Infantil ao 9º ano.
- As saídas antecipadas, entradas atrasadas e faltas devem ser evitadas.
Aniversários:
A família do aniversariante poderá:
- Trazer o convite do aniversário, um dia antes e entregar para a professora, que colocará na agenda dos alunos.
- Trazer marmitas, embaladas individualmente para cada criança, e entregar na entrada para a professora.
- Trazer um bolo fake para que na hora do lanche, a professora tire foto do aniversariante com a turma. As fotos serão enviadas para a família, por e-mail ou pelo WhatsApp da escola.
- Trazer alguma lembrancinha e entregar para a professora para que distribua aos colegas na saída.
- Não é permitido decoração.
- O lanche acontecerá na sala de aula ou refeitório, conforme a turma.
- Não é permitido convidar colegas/irmãos de outras turmas.
- Os convites devem vir preenchidos de casa, a professora apenas distribui os mesmos.
- Fotos somente na sala de aula, durante o lanche.
- A comemoração dura o tempo suficiente para a realização do lanche.
Semana de Adaptação: Nesta semana os alunos poderão trazer brinquedos de casa, conforme orientações da professora.
E-mail do Responsável: Estar atento diariamente ao e-mail para recados, bilhetes, fotos…
Após os alunos receberem o acesso ao email institucional, este deve se tornar exclusivo para os mesmos fins citados acima.
Horário com Atividades Semanais: Será enviado posteriormente. (Mais ou menos 15 dias a partir do início das aulas).
Planejamento Semanal: Será enviado na segunda-feira, pela agenda da criança.
Reuniões Individuais: Agendar horário com a professora.
Escovação: A partir do Pré Nível II.
Contato Supervisora da Educação Infantil: glauce.giorgis@colegioperpetuo.com.br