Educação

Mais do que livros, ensino de qualidade

Se Santa Catarina de Alexandria inspirou Madre Regina a buscar “as coisas do Alto”, a menina da Prússia segue motivando as irmãs a unir a espiritualidade cristã com ações concretas em prol da sociedade. A Congregação no Rio Grande do Sul é responsável por cinco escolas – duas em Novo Hamburgo e uma em Sapiranga, no Vale do Sinos, e outras duas em São Gabriel e Alegrete, na região Oeste do Estado.

Muito mais do que ciências, os 2.228* alunos têm contato com uma educação que visa à integralidade da pessoa humana. Nos corredores e salas de aula, além do saber, os acadêmicos são convidados a experimentar a vida em comunidade – trabalho desenvolvido com maestria pela Pastoral Escolar, presente em cada unidade de ensino e que se torna um porto seguro em meio a tantas inquietações que tocam os estudantes. Através das lições, os 184* professores – que estão em continuada formação acadêmica e espiritual – são responsáveis por fomentar a consciência crítica de crianças e jovens, seguindo o Projeto Político Pedagógico Pastoral (PPPP) desenvolvido pela rede. Através deste documento, que baliza o método de ensino adotado em cada escola, a missão das “reginas” se torna também a missão de cada membro da equipe: promover e consolidar a educação como processo de crescimento humano-cristão e profissional, tendo como base os Valores Evangélicos, a Ciência e a Tecnologia para interagir com competência, sustentabilidade e responsabilidade social no mundo.

Neste objetivo, eles contam com o auxilio de 162* colaboradores e 22* irmãs, que integram o grupo responsável pelas cinco instituições de ensino. Além disso, atenta às necessidades sociais, as cinco escolas concedem, juntas, 570* bolsas de estudo – sendo 293 totalmente gratuitas e 277 parciais (50%). Contribuindo, em todos os âmbitos, para formar a sociedade do futuro.

*Texto baseado nos números de 2014. 

 

5

Escolas

2228

Alunos

570

Bolsas de estudo

184

Professores

162

Colaboradores

22

Irmãs em missão

* média mensal